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Características principais
Esta descrição do produto foi traduzida do inglês - Pode consultar a versão original aqui
Por 1957, Gibson evoluindo Les Paul modelo guitarra já sofreu várias modificações fundamentais que permaneceriam como a Fundação da guitarra icónica conhecida em todo o mundo hoje como a Gibson Les Paul Standard. Mas enquanto a adição da nova ponte e stopbar arremate de Tune-o-matic ano anterior tinha melhorou muito a funcionalidade geral do Les Paul, nada poderia comparar com a adição do captador de humbucking Pioneer de Gibson em 1957.
Ref do produto: 12510
"Um instrumento verdadeiramente magnífico com suas costas e pescoço em natural mahogany, enquanto a parte superior é em gold reluzente com acabamento em marfim contrastante." - Anúncio original da Gibson, por volta de 1955
Clique no link abaixo para baixar uma demonstração em MP3 do VOS Gibson Les Paul 1957 Goldtop
Em 1957, o modelo de guitarra Les Paul em evolução de Gibson já havia passado por várias modificações importantes que permaneceriam como a base da versão icónica conhecida em todo o mundo hoje como Les Paul Standard. Mas, embora a adição da nova ponte Tune-o-matic e do arremate do stopbar um ano antes tivesse melhorado muito a funcionalidade geral da Les Paul, nada se compararia com a adição da pioneira humbucking da Gibson em 1957.
Sob a direção do lendário President Gibson President Ted McCarty, o engenheiro da Gibson Seth Lover começou a trabalhar num circuito de tom com capacidade de cancelamento de zumbido em 1954, solicitando uma patente de design nos EUA, daí o nome Patent Applied For, ou PAF, em 22 de junho de 1955. No início de 1957, a versão padrão de bobina dupla do captador humbucker começou a aparecer nos Gibson ES-175s e ES-350Ts e, finalmente, no Les Paul Model Goldtops do mesmo ano.
Corpo
Além das pickups, as especificações básicas daqueles Les Paul Model Goldtops 1957 permaneceram as mesmas. Houve, no entanto, várias variações cosméticas menores que tornaram a versão de 1957 significativa no desenvolvimento da Les Paul, a mais notável das quais foi a colocação do logotipo Gibson incrustado com corte de pérola, que foi movido para mais perto da borda superior do o cabeçote. Além disso, 1957 seria o último ano completo de produção de um modelo Gibson com acabamento Goldtop. A cor popular não adornaria outra guitarra Gibson até 1968.
Recreação quase perfeita
A Les Paul Goldtop de 1957 de hoje da Gibson Custom Shop é uma recriação quase perfeita do instrumento original, em todo o seu brilho original e magnificência histórica. O corpo apresenta o tradicional tampo de bordo entalhado à mão da Gibson e o corpo sólido em mogno com relevo leve. O cabeçote é feito de folheado de cabeça Holly, ao contrário de fibra, assim como era em 1957, e os afinadores de tulipa estilo vintage são montados em linha reta, também como eram no original. O braço é feito de uma peça sólida de mogno e preso ao corpo por meio de uma espiga longa - uma das características mais distintas da Les Paul nos anos 1950. O braço é encimado por uma escala de jacarandá de 22 trastes equipada com incrustações trapezoidais de acrílico que combinam com o tamanho da cor dos originais. Claro, dois dos lendários captadores Burstbucker da Gibson entregam todas as variações subtis do verdadeiro tom clássico do humbucker usando enrolamentos de bobina historicamente "incomparáveis" e ímans de Alnico II. O acabamento em Gold antigo da guitarra também combina com o tom do modelo original, dando a este modelo Custom Shop a aparência precisa e distinta dessa Les Paul tradicional. Outras nomeações históricas incluem potenciómetros CTS, capacitores bumble bee, encadernação em tom creme laminado, encadernação fina de camada única ao redor do corpo e máquina de lavar e jackplate com período correto. A Les Paul Goldtop 1957 vem com um acabamento VOS e vem com a caixa Gibson Custom padrão, kit de manutenção personalizado e certificado de autenticidade.
Jogadores Famosos
A Les Paul Goldtop 1957 também foi o modelo usado por Duane Allman durante os anos de formação da Allman Brothers Band e seu trabalho inicial de sessão, incluindo seu trabalho com Eric Clapton (sessões de Layla), as lendárias gravações de Fillmore da Allman Brothers Bands também como seus dois primeiros álbuns, uma obra considerada por muitos como uma das mais importantes da história do rock and roll
Acabamento de nitrocelulose
Aplicar um acabamento de nitrocelulose em qualquer guitarra Gibson é um dos elementos mais trabalhosos do processo de fabricação de guitarras. Um acabamento nitro aplicado corretamente requer muitas horas de trabalho, várias camadas aplicadas uniformemente e uma quantidade exorbitante de tempo de secagem. Mas esse fato nunca influenciou a Gibson a mudar este método testado pelo tempo, empregado desde que a primeira guitarra Gibson foi revestida com lacquer em 1894. Por que Para começar, um acabamento nitro seca numa camada muito mais fina do que um acabamento de poliuretano, o que significa há menos interferência com a vibração natural do instrumento, permitindo um tom mais puro. Um acabamento nitro também é um acabamento mais macio, o que o torna facilmente reparável. Você pode retocar um arranhão ou amassar num acabamento nitro, mas não pode fazer o mesmo num acabamento poli. Além disso, um acabamento nitro é muito poroso por natureza e fica mais fino com o tempo. Ele não sela a madeira numa concha hermética como um acabamento poli - e permite que a madeira respire e envelheça adequadamente.
Todas as guitarras da series VOS (Vintage Original Spec) usarão um processo proprietário que inclui etapas exclusivas para tingimento, lixamento úmido e fricção manual; subsequentemente, as guitarras refletem a aparência de uma guitarra de 40 anos bem cuidada. O resultado é uma pátina notável que encantará até o entusiasta mais exigente.